Workshop "O Futuro da Minha Cidade" Debate o Futuro do Desenvolvimento de Frutal

No dia 29 de julho de 2024, Frutal foi palco do Workshop "O Futuro da Minha Cidade", promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi). O evento contou com a organização de parceiros locais, incluindo a ACIF/CDL, o CODESF, o Sebrae e o SindusconVale.

O workshop destacou a importância de promover uma governança colaborativa, incentivando a participação da sociedade organizada na busca por soluções sustentáveis para o desenvolvimento urbano. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades locais, como Rodrigo Fernando de Lima Hazime, presidente da ACIF/CDL, e José Maria Perim, presidente do CODESF, que ressaltaram o papel crucial da sociedade civil na superação dos desafios contemporâneos das cidades.

Durante o evento, foram apresentados os diretores do CODESF e as entidades que compõem seu plenário, além das câmaras técnicas que integram a organização. Também houve a premiação de Higor Carneiro, aluno da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), vencedor do concurso para a criação do site do CODESF. O prêmio de R$ 1.500,00, entregue por representantes da DM Consultoria, CP Desenvolvimento e Impacto Comunicação Visual, reconheceu o talento jovem e incentivou a inovação.

A programação incluiu uma palestra de Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá/PR e consultor técnico do projeto. Barros provocou o público a refletir sobre os desafios enfrentados pelas cidades atualmente e a necessidade de preparação para o futuro, enfatizando a integração entre crescimento econômico, preservação ambiental e bem-estar social.

Durante o painel de debate sobre o planejamento urbano, moderado por Joana Rafaela, do Sebrae/MG, os participantes abordaram questões fundamentais para o futuro de Frutal. Entre os pontos discutidos, destacou-se a contribuição do projeto "O Futuro da Minha Cidade" para o desenvolvimento sustentável das cidades e as dificuldades de implementar projetos a longo prazo. Paulo Muniz, vice-presidente da CBIC, enfatizou a importância de uma gestão integrada e da participação ativa da sociedade civil, ressaltando os desafios identificados em experiências anteriores, como o CODESE/DF, e a necessidade de melhorar a relação entre a sociedade organizada e a gestão pública. Ele sugeriu que a criação de métricas específicas para Frutal poderia ajudar a cidade a acompanhar o progresso em áreas chave, como a atração de investimentos, desenvolvimento urbano, ciência, tecnologia e inovação, além da saúde pública.

Matheus Santiago, engenheiro e consultor, abordou o potencial de Frutal para se beneficiar do projeto, destacando as forças e qualidades do Conselho em planejar o futuro da cidade. Ele apontou a importância da gestão de projetos e da utilização de indicadores, mesmo nos instrumentos tradicionais de planejamento, como a LOA, a LDO e o PPA. 

Alisson Diego, secretário de Fazenda de Nova Lima, também destacou a importância de estabelecer indicadores claros para medir os resultados das ações implementadas.  O secretário ressaltou que é preciso ampliar o percentual de investimentos nos orçamentos das cidades. Em relação à arrecadação do município, é preciso que o ente público seja mais eficiente nos seus gastos e que atenda de uma forma mais ampla a população, para que o sistema tributário municipal seja mais legítimo.

O workshop concluiu com uma forte ênfase na mobilização da sociedade civil para uma governança colaborativa, caminho desejável para se construir um futuro próspero e sustentável para Frutal. As discussões e propostas apresentadas servirão de inspiração e exemplos para os passos iniciais do CODESF.