Reunião entre COPASA e CODESF busca soluções para o fornecimeto de água e para as políticas de saneamento básico
Frutal - 06 de setembro de 2024 - Em reunião realizada nesta sexta-feira, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Frutal (CODESF) apresentou à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) suas demandas por investimentos na expansão da rede de esgotamento sanitário da cidade. As reivindicações, formalizadas no Ofício 002/2024/CODESF, também datado de 20 de setembro, ressaltam a urgência de ações para acompanhar o crescimento de Frutal e o desenvolvimento do novo distrito industrial.
Durante o encontro, o CODESF destacou a necessidade da implantação de uma nova rede interceptora a montante do Poço de Visita (PV) próximo à ponte sobre o Ribeirão de Frutal, visando solucionar as dificuldades para o lançamento adequado de efluentes na região. Atualmente, loteamentos ao norte da BR-364 e à direita do Ribeirão Frutal, assim como o futuro distrito industrial, enfrentam desafios para o tratamento e descarte de efluentes.
O Conselho também solicitou à COPASA que considere alternativas como o tratamento descentralizado para o distrito industrial, buscando soluções técnicas e economicamente viáveis para o tratamento e lançamento de efluentes na região do Ribeirão de Frutal.
Além disso, discutiu-se a necessidade de buscar novas fontes para a captação de água.
A reunião e o ofício reforçam o compromisso do CODESF em buscar soluções para garantir o desenvolvimento sustentável de Frutal, protegendo a saúde pública e o meio ambiente. A expectativa é que a COPASA, em parceria com os órgãos ambientais e os empreendedores locais, atenda às demandas apresentadas, contribuindo para o crescimento ordenado da cidade.
#CODESF #COPASA #Frutal #SaneamentoBásico #Expansão