Reunião com Ascafru discute a coleta seletiva em Frutal

Em uma reunião estratégica realizada em 12 de agosto na ACIF/CDF, representantes do CODESF, ASCAFRU e da 5ª Promotoria de Justiça discutiram assuntos importantes para a reciclagem em Frutal. O encontro contou com a presença de José Maria Perim, Rodrigo Fernando de Lima Hazime, José Luiz de Paula Neto, Paulo Roberto Coelho, Laydison Santos Marra e Leandro Oliveira, representando o CODESF. A ASCAFRU foi representada por Vanessa de Oliviera, sua presidente, e pelo Dr. Augusto César, advogado da associação. A 5ª Promotoria de Justiça esteve presente na pessoa da Dra. Angélica Pollyana Queiroz de Medeiros.

Um dos pontos centrais foi a necessidade de melhorias na infraestrutura da ASCAFRU. O CODESF conseguiu um modelo de projeto para uma nova sede de 1.000m², o qual será entregue à ASCAFRU. Para a execução, ainda será necessária a aquisição de um novo terreno, possivelmente através de doação da Prefeitura. Enquanto isso, reformas urgentes na estrutura atual foram definidas para garantir a continuidade das operações: troca das estruturas metálicas de sustentação e das instalações elétricas, para abrigar novos equipamentos que serão adquiridos pela Associação de Catadores.

Outro tema crucial foi a destinação de R$ 300.000,00 do Ministério Público do Trabalho para a ASCAFRU, viabilizada com o apoio da Dra. Angélica Pollyana Queiroz de Medeiros e do CODESF, através do laudo de conformidade elaborado pela profissional Vivian Bergamasco. Esses recursos serão utilizados para a compra de prensas e, possivelmente, veículos para a coleta de recicláveis, otimizando o processo de reciclagem na cidade. A captação de recursos adicionais através de editais também foi discutida, visando garantir a sustentabilidade financeira da associação.

Para maximizar o investimento dos recursos, será buscada a declaração de perdimento de veículos junto ao Judiciário, liberando fundos para a aquisição de outros equipamentos essenciais. Além disso, reformas emergenciais na sede atual serão realizadas para garantir a segurança e a funcionalidade do espaço. Após o período eleitoral, a busca por um terreno adequado para a construção da nova sede será intensificada.

20240812_180248.jpg 7.25 MB